quarta-feira, 25 de agosto de 2010

MOCHILA ESCOLAR: Médico dá recomendações sobre o uso correto


Mochila é uma espécie de saco onde os soldados ou excursionistas levam, às costas, roupas e outros objetos, segundo o Aurélio. São também usadas para crianças transportarem cadernos, livros e outros objetos para a escola. Um sacrifício que é imposto aos meninos em nome da educação.

Não existe uma regra cientificamente estabelecida para definir quanto uma criança pode levar de peso. As tabelas de carga repetida que já existem são para adultos e estão escritas nas regras de ergonomia para segurança do trabalho. A notícia é do G1:
e O brasileirinho.
Os médicos pediatras e ortopedistas se deparam com pais aflitos que levam seus filhos que se queixam de dores nas costas e na região do ombro.

Uma regra geral consagrada é a de que o peso das mochilas não deve exceder 10% do peso corporal da criança.

As crianças e jovens são organismos em formação e por isso não deveriam ser submetidas a excessos de carga repetidos. Esse excesso pode levar a problemas de saúde que vão se refletir no futuro.

Aqui vão algumas dicas que podem ajudar aos pais na hora de escolher as mochilas para seus filhos. Além do limite de peso a ser carregado as mochilas devem se adequadas. As características das mochilas ideais são:

•Alças largas para distribuir o peso nos ombros.
•Fita que liga as alças na altura do peito para evitar que a mochila fique balançando.
•A largura da mochila não pode exceder os limites dos ombros da criança.
•A mochila deve ter a parede mais rígida para dar apoio às costas.
•A altura da mochila não deve passar de 5 centímetros abaixo da linha da cintura.
•Idealmente as mochilas maiores devem ter uma faixa abdominal de apoio para distribuir o apoio do peso nos quadris.
•As mochilas não devem nunca ser carregadas em um ombro só.
Tudo isso enfrenta a resistência dos alunos que dão preferência aos modelos de marca e que estão em evidência, já que uma mochila adequada não é o que se pode chamar de “fashion”.

Fica para os pais a missão de tentar conversar com o colégio para que a programação dos estudos não exija que os alunos levem todo o material todos os dias.

A opção por mochilas com rodinhas diminui o esforço das crianças, porém traz questões de segurança na movimentação das crianças que correm com as mochilas e podem causar acidentes em escadas e na passagem por calçadas e desníveis.

É um problema que deve ser enfrentado em conjunto pelos pais, colégios e alunos.É sempre a mesma coisa todo ano o problema com as mochilas…Quando inventarão algo melhor ou colocar armários para os alunos nos colégios para que deixem seu matérial escolar…

CRIANÇAS PODEM ABSORVER O STRESS DOS PAIS E TER DIFICULDADES NA ESCOLA


Se você é daqueles que levam a pressão do trabalho para dentro de casa é bom saber que pode prejudicar as chances de sucesso de seus filhos na escola. O sentimento de desilusão do pai e da mãe no trabalho acaba passando para as crianças, segundo pesquisadores.

E então elas começam a achar que não conseguem seguir o ritmo dos colegas, questionam e desacreditam no valor da educação e dos exames e se sentem completamente esgotadas.
Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores da Academia de Educação da Finlândia entrevistaram 500 adolescentes que tinham sintomas de cansaço, sentimento de inadequação como estudante e cinismo sobre o valor da escolaridade.

Depois eles procuraram os pais destes jovens e fizeram também com eles uma entrevista. Ao compararem os resultados perceberam padrões de sentimentos, ou seja, havia uma semelhança entre os sentimentos dos pais com o de seus filhos. A notícia foi divulgada pelo Journal of Developmental Psychology reports..

Especialistas britânicos disseram que, ao invés dos jovens absorverem as preocupações de seus pais, eles podem simplesmente sofrem de falta de atenção dos mesmos.
Um alerta para todos nós que temos filhos. Apesar disso, algo difícil de ser resolvido, pois vivemos em um mundo onde as pressões são cada vez mais intensas.

Será? O que você pensa sobre este assunto?