sábado, 11 de maio de 2013
Menos velocidade,mais vida.
O que é
É a limitação da velocidade dos veículos a 30 km/h nos chamados "cascos urbanos", isto é, em zonas de grande movimento de veículos automotores, motociclistas, pedestres e cliclistas. Em alguns países, como o Reino Unido, que usa a métrica milhas/por hora, a campanha recebe o nome de 20´s plenty for us.
A importância da redução da velocidade
A redução da velocidade de circulação dos veículos motorizados desempenha um papel fundamental na forma de utilização do espaço público, em particular na devolução de seus componentes social e ambiental. Para tal, é necessário contribuir para a mudança de comportamento dos condutores dos veículos motorizados e para uma maior consciência do espaço público enquanto espaço de convivência.
Efeitos
Quando uma área residencial com o limite de velocidade de 50km/h é redesenhada para o formato ‘Zona 30’, a queda média no número de acidentes é de aproximadamente 25%.
A Zona 30 também tem um efeito positivo no que diz respeito à qualidade de vida: diminuição de ruídos, o pedestre tem mais facilidade para cruzar as ruas e as emissões poluentes são menores.
Ângulo de visão
A diminuição de velocidade é proporcional ao aumento da visão periférica, o que permite melhorar a percepção do espaço envolvente e dos outros pessoas que utilizam do espaço público.
Distância de travagem
Circular a uma velocidade moderada permite uma distância de travagem mais reduzida diminuindo, igualmente, a gravidade das consequências para o pedestre, em caso de colisão.
Probabilidade de morte de um pedestre
A velocidade de colisão influencia diretamente o risco de morte dos pedestres, uma vez que a energia de colisão é proporcional à massa dos veículos e ao quadrado da velocidade. Refira-se ainda que a probabilidade de morte de um pedestre aumenta exponencialmente a partir dos 30km/h.
Espaço de circulação
A velocidade influencia o espaço que os veículos necessitam para circular. À medida que a velocidade aumenta os veículos necessitam de mais espaço para circular. Assim, quanto mais se pretende reduzir velocidades, mais se devem reduzir os perfis das ruas.
Velocidade e ambiente
A velocidadede circulação dos veículos motorizados e a respectiva regularidade são fatores determinantes para o consumo energético dos veículos e para o nível das respectivas emissões poluentes. Uma condução agressia, caracterizada por episódios de aceleração e travagem, apresenta um maior consumo energético. É, assim, fundamental promover a eco-condução. A redução de velocidade dos veículos motorizados, promove a redução de diferença de velocidades entre eles e os modos suaves, o que melhora igualmente a percepção do ambiente urbano por parte destes últimos.
Fonte: Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres, Portugal.
Benefícios
• Cria cruzamentos seguros
• Melhora a qualidade de vida
• Aumenta os níveis de caminhada e ciclismo
• Reduz a obesidade por meio do aumento da vida ativa
• Reduz o volume de tráfego de veículos a motor e velocidades
• Reduz os índices de acidentes rodoviários, ferimentos e mortes a todos
• Reduz as emissões de gases de efeito estufa, poluição do ar e poluição sonora
• Fomenta uma área onde pedestres, ciclistas e motoristas convivem com segurança e conforto
• Desenvolve espaço público que é aberto e seguro para todos, incluindo as pessoas com deficiência
• Aumenta o espaço disponível para caminhadas, ciclismo, e as pessoas na rua para comer, brincar e aproveitar a vida
• Proporciona uma área segura para as crianças em zonas escolares
• Aumenta os valores imobiliários de casas e empresas locais
• Aumenta a vitalidade econômica da área
• Fortalece o sentido de comunidade
Quem somos
O Instituto Avante Brasil (O Instituto da Prevenção do Crime e da Violência) é uma entidade sem fins lucrativos e que tem por escopo facilitar o acesso às informações e pesquisas sobre os mais diversos temas acadêmicos e científicos.
O Instituto nasceu para realizar pesquisas, criar fontes de dados, acompanhar e avaliar as diversas políticas adotadas e implementadas pelas autoridades e, sobretudo, contribuir para a elaboração de políticas públicas nas suas áreas de atuação.
O IAB também pretende disponibilizar referências bibliográficas nacionais e internacionais sobre inúmeros assuntos, bem como apresentar projetos, artigos e estratégias de enfretamento dos mais variados problemas sociais, com o propósito de Prevenir o Crime e a Violência, bem como promover o Desenvolvimento Humano.
Assim, dotado de um caráter essencialmente interdisciplinar, o IAB destina-se a colaborar (em sua área de atuação) com todos os estudantes e profissionais, bem como com os demais interessados.
Conta ainda o Instituto com um portal que constitui um novo espaço para troca de informações, debates e projetos, com o intuito de propiciar renovações, melhorias e aprimoramentos culturais, passando pelo desenvolvimento do ser humano.
Diretor-Presidente:
LUIZ FLÁVIO GOMES
Doutor em Direito Penal pela Universidade Complutense de Madri e Mestre em Direito Penal pela USP. Foi Promotor de Justiça (1980 a 1983), Juiz de Direito (1983 a 1998) e Advogado (1999 a 2001).
Diretora Executiva:
ALICE BIANCHINI
Doutora em Direito Penal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994). Professora da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e Presidente do Instituto Panamericano de Política Criminal – IPAN.
Coordenação e elaboração das pesquisas:
FLÁVIA MESTRINER BOTELHO
Socióloga e Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (2012).
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