segunda-feira, 19 de outubro de 2009

A IMPORTÂNCIA DE SER CRIANÇA


Cada momento do ciclo da vida tem uma importância definida. Mas,sem dúvida , a infância é o período mais representativo na formação do ser humano. "É nessa fase que o futuro adulto se constitui. Viver uma boa infância significa passar de forma saudável fisica e mentalmente para a fase adulta", explica a pedagoga Andréa Cavalcanti.

Brincar, fazer amizades, se divertir mais também ter obrigações. Deixar a criança passar por frustrações é importante."É esse aprendizado que faz com que o adulto aprenda a lidar com vitórias, mas também com derrotas". Conviver com os pais no dia a dia também é um importante fator de formação , mas que , por causa da correria e da falta de tempo comum aos moradores de centros urbanos , se torna uma atividade cada vez mais rara. Não basta colocar numa escola ou até mesmo no sistema utilizado do tempo integral,ou pagar uma super Nani para vigiar seus filhos.Uma infância bem vivida depende muito mais das atitudes dos pais do que de qualquer outro fator. Diga não à super-proteção.Dentro dos limites, garanta a seu filho liberdade de ir e vir e de tomar decisões. Varie nas brincadeiras. Em vez de fornecer a ele brinquedos fabricados , incentive brincadeiras ao ar livre ou com brinquedos e jogos artesanais. Isso contribuirá para o desenvolvimento da fantasia e da criatividade de seu filho. Participe mais da vida de seu pimpolho , com certeza ele irá aproveitar o máximo esse relacionamento.Tire dúvidas. Diminua o acesso à televisão e PC , em vez faça uma leitura de um bom livro com ele, incentive a leitura,o teatro , uma visita ao cinema. São fortes aliados na formação cultural e criativa da criança.


CRIANÇA ATIVA É SINÔNIMO DE ADULTO SAUDÁVEL
Uma criança que pratica atividade física ,terá mais chances de ser um adulto saudável, por isso deve-se dá importância para atividade física nessa idade que é primordial para o desenvolvimento de um ser humano saudável físico e mentalmente.
Atualmente é muito comum vermos crianças obesas com uma alimentação totalmente inadequada e desequilibrada com uma rotina onde computadores,o videgame, tomam o lugar do movimento como correr, saltar,brincar.
Na escola é indispensável a importância da educação física como parte do ensinamento escolar,pois forma a cultura do bem estar e uma saudável rotina,onde o praticar atividade deverá sempre ter a mesma importância no desenvolver da criança.Sempre dando a oportunidade de desenvolver cada criança com suas particularidades e respeitando seu nível psicológico e físico.
Na colônia de Férias é indispensável a prática esportiva e de atividade física para as crianças, pois ela tem o grande papel de promover o desenvolvimento motor , faz com que ela descubra seus limites e se integre no contexto e discuta sobre o mundo em que vive. Passe a entender seu corpo e seu limites.
Melhor em tudo, na auto-estima, auto-confiança , melhore seu metabolismo reduzindo as condições para o surgimento de doenças crônicas ligadas ao sedentarismo como pressão alta , doenças do aparelho respiratório ,entre outras.A pratica de atividade física é um bem formador de saúde devendo ser atribuida a criança logo nos primeiros meses de vida.Faça um bem ao seu filho sempre.