sábado, 18 de setembro de 2010

SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO



A Semana Nacional de Trânsito (de 18 a 25 de setembro) 2010, com o tema "Cinto de segurança e cadeirinha", será aberta às 9 horas deste sábado (18), na Escola de Educação de Trânsito, na sede do Detran, bairro Maraponga(Informações: 0800.275.6768), com a participação de dirigentes e representantes do Detran, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), da AMC e de 47 Departamentos Municipais de Trânsito (DEMUTRANS) existentes no Ceará.

A solenidade contará com a participação de 100 crianças de escolas públicas e privadas, que assistirão a demonstração dos dispositivos de retenção de crianças no banco traseiro dos veículos (bebê conforto, cadeirinha, assento de elevação e cinto), e vão se divertir nos brinquedos educativos da escola. Os convidados serão recepcionados pelo boneco Zétran.


O Detran já vem realizando atividades alusivas à Semana Nacional de Trânsito, criada pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), desde o início deste mês, com blitze educativas em escolas públicas e particulares, nos turnos da manhã e tarde. Na próxima semana, essas operações contarão também com agentes da PRE. O coral Sinal Verde, integrado por servidores, fará apresentações nos postos da capital, durante a próxima semana.


De sexta a domingo, até o próximo dia 30, das 17 às 21 horas, a Unidade Móvel de Educação de Trânsito ficará estacionada na Avenida Beira-Mar, próximo ao embarque dos trenzinhos, onde as crianças terão acesso ao brinquedo e a vídeos educativos e apresentações sobre trânsito. Essas atividades também contarão com a participação de agentes da PRE. Aos domingos, no Parque do Cocó, a unidade móvel poderá ser visitada das 8 às 12 horas.







Aproveitando que estamos "comemorando" o dia mundial do Trânsito,venho falar aos senhores que Fortaleza realmente deverá comemorar em alguns anos esse dia Nacional,como marco de sua transformação viária e operacional.Pois o que estamos sentindo hoje é um verdadeiro caos,está uma loucura.Pois vejamos;Todos os dias faço determinada rota definida,devido a várias obras que nossa capital vem sofrendo,acreditamos que seja para melhor,sempre temos que nos preocupar em comunicar aos pais que estamos chegando em sua residência ou saindo da escola. Pois ,Não somos informados antecipadamente da interdição de determinadas ruas ou avenidas.Somos surpreendidos por caminhões,máquinas pesadas e cones. Fortaleza está um verdadeiro labirinto! Você passa por uma rua e na volta ela está interditada . Em alguns lugares não tem nenhuma placa de sinalização (ou Planfletos informativos) e você tem que dar voltas e voltas para descobrir como voltar para a direção que planejou a seguir.
O Escolar definitivamente presta um papel importantíssimo em nossa sociedade,essa nossa prestação de serviço é determinante para a diminuição de carros em nossas vias publicas no período letivo,é só imaginar o número de carros circulando nas portas das escolas, faculdades e cursinhos se não existisse o Transporte Escolar.No mínimo triplicaria esse número que já existe e que já é um absurdo.



Não tem como manter o bom humor em horas como essa (Somente transportando crianças é o nosso dever demonstrar calma e paciência com a real situação). Todo mundo estressado, com pressa... Imagine na hora do almoço, é uma verdadeira guerra! E ai acontecem acidentes, e o que mais?


ENGARRAFAMENTOS!


Nossa amiga Iorrana conta uma situação vivida por ela:
Moro acerca de 7 km do curso que freqüento e levo quase 45 minutos para chegar lá. É algo impensável. Muitos carros, vias desorganizadas, o transporte público também não ajuda em nada...Pela Avenida Bezerra de Menezes ônibus e Topics parecem que realizam pegas.Até chegam a "Queimar" parada devido ao horário.
Dia de chuva então, é um inferno! Todo mundo resolve sair de carro. Ruas alagadas, bueiro abertos, correnteza, acidentes. Precisamos por em prática logo um projeto que traga uma sugestão para combater os problemas de engarrafamento e deficiência do transporte público.
Enquanto isso, o jeito é encontrar uma forma de aproveitar o tempo preso no trânsito. Estou resolvendo questões , ouvindo aulas, aprendendo inglês, está sendo bem produtivo... (definitivamente não).


O pior de tudo é escutar o cara da engenharia de trânsito na tevê dizendo que se trata de uma ciência e deve ser tratada como tal. Sei, eles mudam os sentidos das ruas aqui como se muda os horários da programação do SBT.

Deve ser mais ou menos assim: o cara acorda de manhã, pega um mapa de Fortaleza e atira vários dardos, nas ruas/avenidas em que cairem os dardos ímpares, muda-se o sentindo, se cair par, fecha a rua. E a gente que se vire para achar o caminho de casa.

Como melhorar o trânsito de Fortaleza?
Para melhorar o trânsito em Fortaleza basta que o condutor aprenda a dirigir, pois ele é o causador maior desse transtorno nas ruas da capital, o qual me irrita profundamente . Irritação não pela quantidade de veículo que transita pelas ruas da cidade, mas pela imperícia, inabilidade, insensatez,imprudência, em suma, pela falta de educação de muitos motoristas que desrespeitam os direitos daquele cidadão que procura trafegar obedecendo à sinalização, cujas regras são emanadas do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) - Lei 9.503, que aliás todo motorista deveria conhecê-la e estudá-la. É fácil observar a morosidade de muitos guiadores para dar largada após a passagem do sinal vermelho para o verde; para fazer uma manobra à direita ou à esquerda é uma eternidade, sem contar com as paradas em locais proibidos em via de trânsito livre, por exemplo. Ah! São muitas as aberrações que se aprontam no trânsito de Fortaleza, contribuindo sobremaneira para o caos estabelecido.
Apesar do trânsito estar impiedoso, o lado positivo é que a fatalidade dos acidentes diminuiu em 3,84% em comparação ao ano passado. Mesmo assim, 55 Josés, Franciscos e Marias tiveram o curso de suas vidas interrompido por uma colisão, atropelamento, choque etc. O número de vítimas, alvo de ferimentos, também aumentou nos três primeiros meses do ano. Um total de 2.676 pessoas saíram com algum tipo de lesão por acidentes de trânsito, um número 6,5% maior que no mesmo período de 2007.

Para o poder público, a causa de mais pessoas estarem morrendo em acidentes de trânsito é o aumento da frota. Em Fortaleza, o número de veículos nas ruas e avenidas cresceu 8,49% somente nos três primeiros meses do ano. No ano 2000, a Capital contava com 353.620 veículos. Em menos de dez anos, dados atualizados do Detran mostram que, até o mês de abril, 553.142 carros, caminhões, motocicletas e outros veículos circulavam somente em Fortaleza.