sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Especial trânsito: serviço de orientação de tráfego é privatizado por escolas particulares


Especial trânsito: serviço de orientação de tráfego é privatizado por escolas particulares
*Esta reportagem foi produzida pelos alunos da disciplina Oficina em Jornalismo/Ciberjornalismo do semestre 2010.2.

Algumas escolas de Fortaleza contratam pessoas apenas para trabalhar como controladores de tráfego. O objetivo do serviço é diminuir os engarrafamentos próximo aos colégios. Os funcionários ficam nesses locais, guiando e parando os veículos, além de fiscalizar eventuais irregularidades no trânsito. O trabalho acontece em sua maior parte pela manhã, período em que há um maior fluxo de carros. Um trabalho de responsabilidade pública torna-se privado para que a situação do trânsito não se torne ainda mais caótica.
A ideia surgiu depois que a escola começou a realizar o projeto Travessia Cidadã, em parceria com a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania de Fortaleza (AMC). O projeto oferece um curso de capacitação de 20 h/a, com o objetivo de capacitar os controladores de tráfego do colégio.
A necessidade surgiu em função do grande fluxo de carros nos horários de entrada e saída do alunos, além de estabelecer regras que fortalecem a eduação no trânsito e o compromisso com a cidadania.
Tendo em vista o início do ano letivo, a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza realizou a operação Volta às Aulas, direcionada para a fiscalização dos carros próximo a algumas escolas da cidade.O trabalho foi realizado em cinco dias e contou com ações educativas como distribuição de materias gráficos e abordagens aos motoristas. O material educativo distribuído pelos agentes da AMC buscou a conscientização dos condutores sobre a utilização cidadã do espaço público no entorno dessas escolas. Assuntos como a importância do cinto de segurança, embarque e desembarque de passageiros, filas duplas e faixa de pedestres foram abordados na operação.

Texto de Rennan Silva Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.