quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

você sabia??? FIQUE POR DENTRO DESSA DICA!


Transformando lixo em dinheiro


Três anos de responsabilidade socioambiental, benefícios para a população e para o meio-ambiente. É desta forma que é avaliado o trabalho realizado pelo programa Ecoelce, da distribuidora de energia Coelce, do grupo Endesa, no qual troca resíduos por descontos na conta de energia elétrica.
O projeto, que desde janeiro de 2007 atende cerca de 220 mil clientes cadastrados para usufruir dos benefícios, encerrou o mês de janeiro deste ano alcançando expressivos indicadores. Já foram contabilizados em torno de 7,5 mil toneladas de resíduos e já foi concedido R$ 903.000,00 em descontos na conta de energia.

Tem gente que consegue todo mês, com as constantes trocas de resíduos, zerar a fatura. É o caso da dona de casa Maria Gorete Costa, que desde o início do projeto realiza a troca de lixo pelos benefícios do projeto. Gorete, além de juntar o lixo de sua casa e familiares, passa nas casas do bairro Ellery diariamente para arrecadar o lixo reciclável e levar até o posto de coleta. Assim, há dezessete meses ela zera a conta de energia através do projeto.


Não só Fortaleza e Região Metropolitana contam com pontos de arrecadação. No interior do Ceará também há pontos de coleta. E se engana quem pensa que o programa favorece apenas consumidores em comunidades de baixa renda. A empresa conta com um posto fixo do Ecoelce na Água Fria, em Fortaleza, um bairro de classe média alta, e é atualmente o posto de maior arrecadação de material.

Latas de bebida, copos, garrafas de plástico, apostilas e livros velhos: todos estes materiais podem ser reciclados. E não apenas materiais sólidos. O óleo de cozinha utilizado nas frituras da cozinha é um resíduo que também pode ser doado e reutilizado. Desde o início, o Ecoelce arrecadou aproximadamente 20 kg de óleo, gerando cerca de R$ 6 mil reais em bônus na conta de energia.

Entre os parceiros nessa iniciativa estão Cooperativas de Catadores, Associações de moradores, Edifícios, Restaurantes, Empresas, dentre outros.

O conceito de sustentabilidade do projeto objetiva assegurar o progresso econômico em relação ao crescimento do mundo. Além dos componentes de resíduos gerarem matérias-primas, o projeto também contribui para a redução do problema de destinação do lixo e da conservação do meio-ambiente.



O projeto


Para aderir à iniciativa e trocar lixo por bônus na conta de energia, o titular da fatura deve solicitar seu cartão Ecoelce - que conta com um chip onde ficam registrados os dados do cliente - cadastrando-se nos postos de coleta do programa. Com o cartão em mãos, basta o cliente levar o lixo reciclável ao posto de coleta e registrar os bônus para sua próxima conta de energia. O cartão corresponde à Unidade Consumidora para a qual o cliente quer creditar o desconto. Quando o consumidor leva resíduos recicláveis a um posto de coleta, o cartão é passado numa máquina e, via web, o valor é creditado na conta de energia, de acordo com a categoria do resíduo coletado. A próxima fatura já virá com o desconto. Caso o valor da bonificação seja superior ao total da conta, o excedente é creditado automaticamente na fatura seguinte.

Em 2008, o Ecoelce foi destacado pela ONU como um dos 10 projetos no mundo que estão ajudando a atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (World Business and Development Awards). Além disso, foi eleito também como um dos mais importantes projetos da América Latina alinhados aos princípios do Pacto Global (United Nations - Global Compact).




Resíduos que podem ser reciclados com o projeto:
Papel e papelão
Garrafas de plástico de refrigerante (garrafas PET)
Latas e cerveja e refrigerante
Embalagens tipo longa vida
Embalagens de vidro (garrafas de cerveja, refrigerantes, copos, vidro de nescafé, aguardente, etc.)
Ferros em geral, arames e pregos
Plásticos (embalagens de detergente, água sanitária, margarina, copos, etc.)
Óleo de cozinha





Atualmente, 29 postos de coleta do Ecoelce estão em funcionamento, sendo 20 em Fortaleza e Região Metropolitana e 9 no interior do estado. Confira logo abaixo!

Postos de Coleta do Ecoelce

Aquiraz

Posto de Coleta Bairro Endereço Horário de Funcionamento
Iguape Iguape Rua Beira Rio s/n Aberto Diariamente



Caucaia

Posto de Coleta Bairro Endereço Horário de Funcionamento
Nova Metrópolio Conjunto Nova Metrópoli
Av. Contorno Leste s/n Aberto diariamente de 08:00 às 18:00h



Fortaleza

Posto de Coleta Bairro Endereço Horário de Funcionamento
Antonio Bezerra Antonio Bezerra Rua Ipiranga Aberto diariamente de 08:00 às 18:00h
Aran - 67 Bom sucesso Rua Manuel Antonio Leite 729 Aberto Diariamente
Dias Macedo Dias Macedo Rua Torres de Melo, 267 Aberto de 15 em 15 dias, às quartas-feiras
Comunidade do Dendê - Edson Queiroz Edson Queiroz Rua Lucas Francisco Antonio Aberto de 15 em 15 dias, às quartas-feiras
Posto JG Edson Queiroz Av. Washington Soares, 3340 - Posto Texaco Aberto diariamente de 08:00 às 18:00h (Inclusive aos sábados)
Ellery Ellery Rua Dr. Almeida Filho S/N Aberto diariamente de 08:00 às 18:00h
Reciclando - 69 Jardim das Oliveiras Rua Plácido Castelo 284 Aberto Diariamente
Conj Jose Walter - Ultrambiental José Walter Rua 41 entre Av C e D Aberto diariamente de 08:00 às 18:00h
Pirambu Pirambu Rua Jacinto de Matos, 554 Aberto diariamente
Planalto Pici Planalto Pici Rua 23 de março - Planalto Pici Aberto de 15 em 15 dias, às sextas-feiras
Estacionamento da Guarda Municipal Rodolfo Teofilo Rua Francisca Clotilde, s/n Aberto diariamente de 08:00 às 18:00h
North Shopping São Geraldo Rua 03 N° 255 entre Rua Braz Fco. E Av. Gov. Persival Aberto Terça, Quinta e Sabado
Acores - 68 Serrinha Rua Freire Alemão 1618 Aberto Diariamente
Sitio São João Sitio São João Rua 5 nº 29 - Bairro Jangurussu
Aberto de 15 em 15 dias, às terças-feiras
Planalto Universo Vila União Rua Marte S/N Aberto de 15 em 15 dias, às quintas-feiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.