quarta-feira, 16 de março de 2011

Espaço Educação no Trânsito:


As principais reclamações dos munícipes relacionadas ao trânsito são a lentidão e os congestionamentos constantes. O fluxo fica mais intenso e parado no horário de término das aulas em escolas que se situam em locais movimentados. A limitação de vias alternativas é outro problema e os cruzamentos são congestionados porque a capacidade das vias já foi superada. Os motoristas fecham o cruzamento e o desespero é grande para quem tenta fugir dos congestionamentos.

Um dos problemas relatados pelos motoristas que utilizam as vias mais movimentadas da cidade diariamente é a falta de educação de alguns motoristas, que disputam o espaço das vias impondo-se aos outros carros, a pedestres e ciclistas, que muitas vezes chegam a ser imprudentes atravessando fora da faixa ou andando em volta dos carros que ficam parados no engarrafamento.

No trânsito, os “menores” devem ter prioridade, como idosos, pessoas com deficiências e gestantes. Nos ônibus, estes atores do trânsito possuem espaço reservado, o que garante um deslocamento mais seguro e confortável para estas pessoas que têm necessidades especiais. Mas apesar de tudo isso, é possível ver a superlotação dos veículos coletivos e a falta de educação e solidariedade nestes momentos.

O trânsito congestionado é, neste contexto, mais um motivo de estresse para os fortalezenses. Atrasos, irritação, dores de cabeça e mau humor são sintomas que já fazem parte da vida dos cidadãos desta grande metrópole.

A melhor utilização do espaço público, além de gerar menores danos ao meio ambiente, pode evitar problemas de saúde mais sérios para motoristas que enfrentam congestionamentos, também podendo evitar os acidentes de trânsito que infelizmente ainda acontecem constantemente. Os pedestres, ciclistas e motociclistas são os mais prejudicados, pois estão expostos a danos físicos sérios quando ocorrem acidentes.

Seja de carro, ônibus, motocicleta ou qualquer outro veículo, todos sofrem com a superlotação das vias e o ambiente é cada vez mais prejudicado, sendo as vias muitas vezes palco de discussões.A esperança dos fortalezenses reside agora no Transfor que prevê grandes melhorias para a locomoção dos cidadãos.


O número de veículos particulares aumenta a cada dia e as empresas montadoras orgulham-se em mostrar um número crescente de veículos produzidos e vendidos, sendo estas informações noticiadas em outdoors que podem ser vistos por toda a cidade.
É preciso, pois, fazer bom uso dos veículos que estão à disposição, principalmente os veículos coletivos, que servem a milhares de cidadãos diariamente e que devem ser mantidos em bom estado de conservação. É primordial que todos os cidadãos assumam sua parcela de responsabilidade, exigindo seus direitos e garantindo que a educação e a solidariedade sejam mais valorizadas na convivência durante o transitar.


Fontes:
http://www.detran.ce.gov.br
http://www.opovo.com.br
http://www.estadao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.