quarta-feira, 23 de março de 2011

Trânsito em Fortaleza


DESCENTRALIZAÇÃO

Caos também nas ruas secundárias

Acabou-se o tempo em que apenas os grandes corredores - como a Avenida Pontes Vieira, Bezerra de Menezes e Engenheiro Santana Júnior - eram os que mais engarrafavam. Hoje, quase todas as vias de Fortaleza estão congestionadas em algum horário do dia, afirma o técnico da Divisão de Operação e Fiscalização da AMC, GILSON LIBERATO. "Até as vias menores e de periferia estão ruins de trafegar, inclusive em bairros mais afastados, como na Maraponga ou José Walter", frisa.

Apesar desta descentralização dos engarrafamentos, a AMC fez uma lista dos 10 cruzamentos mais congestionadas de Fortaleza. Aparecem tanto grandes corredores como vias intermediárias. Exemplo dos pontos mais saturados estão: Carapinima com Juvenal Galeno, Tereza Cristina com 13 de Maio, Coronel Linhares com Vicente Leite, Raul Barbosa com Murilo Borges, Tereza Cristina com Meton de Alencar, Armando Franklin com Eduardo Perdigão, Monsenhor Catão com Beni de Carvalho, Leite Albuquerque com Barbosa de Freitas, 13 de Maio com Luciano Carneiro e Barão do Rio Branco com Pedro Pereira.

Ganhando o "ranking", a Avenida Carapinima, no Benfica, dá dor de cabeças há muitos que, diariamente, enfrentam o vai-e-vem de carros, motos, ônibus e vans. Se sobram veículos "abarrotados", falta paciência e compreensão. Eram 18h e o mundo parecia ter estacionado, tudo parado em uma longa fila que se formava, ninguém conseguia sair do lugar. A contadora Giovana Albuquerque, 23, estava há mais de 10 minutos tentando atravessar a Carapinima, mas não conseguia. "É uma confusão tão grande, ninguém se entende. A avenida é muito estreita para tantos carros", diz.

Para o presidente da AMC, FERNANDO BEZERRA, a principal medida para a redução de multas é a conscientização de cada condutor com o respeito e aplicação das leis de trânsito. "Para diminuir os congestionamentos, estamos reduzindo a quantidade de semáforos de três tempos para dar mais agilidade ao trânsito. Também estamos aumentando o número de semáforos centralizados ou inteligentes, que são controlado em tempo real", explica.

A AMC está preparando uma campanha que tem como objetivo principal evitar que os condutores fechem os cruzamentos. "Esta ação prejudica muito a fluidez do trânsito", pontua.Parte da matéria divulgada no DN Cidade(MAR/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.