quarta-feira, 16 de março de 2011

Travessia Cidadã : Divisão de Educação para Cidadania no Trânsito


O Programa Travessia Cidadã foi implantado no ano 2002 com o objetivo de sensibilizar, capacitar e credenciar pessoas para exercer a função de “monitor de travessia”, junto às escolas de Fortaleza e demais entidades públicas, particulares e filantrópicas e com isso despertar a consciência pessoal e coletiva sobre o papel de todos na busca de um trânsito mais humano e cidadão.

Os monitores de travessia são pessoas indicadas pelas instituições, com idade superior a 18 anos, possuindo faculdades físicas e mentais compatíveis com a atenção e a segurança do trânsito, sensíveis a necessidade de mudanças de comportamentos e valores nos espaços públicos, e que acreditem na possibilidade de serem agentes ativos de transformação da sociedade, enquanto educadores de trânsito, treinados e credenciados pela AMC para desempenhar as funções de monitoria.

Para que as atividades sejam aprimoradas é necessário ampliá-las, buscando cada vez mais o empenho da comunidade escolar, das instituições públicas e privadas e da sociedade de um modo geral.

Sendo o trânsito uma atividade social, diariamente nos coloca em interação com outras pessoas, em diferentes grupos e situações, sempre de forma muito dinâmica, cujo objetivo de todos é chegar em tempo e em segurança a algum lugar.

Uma preocupação primordial está voltada para a segurança do pedestre operacionalizada através do desenvolvimento de projetos como o Travessia Cidadã que visam a segurança nas travessias dos pedestres em geral.

Assim sendo, é de grande importância, o engajamento e a participação da comunidade escolar, das instituições públicas, privadas, ONG`s, em ações educativas de trânsito para que o panorama de acidentes e mortes diárias, que está intimamente relacionado ao comportamento inadequado e ao desrespeito à legislação que regulamenta o ir e vir dos cidadãos, seja revertido para um elevado respeito à vida expressado através de atitudes conscientes.

Tal programa compreende que a construção de um trânsito mais seguro, que se transforme em espaço de convivência e cidadania é fruto de um processo contínuo fundamentado na participação da população e dos órgãos gestores competentes, portanto a avaliação de seus resultados não se dá apenas no âmbito quantitativo, mas principalmente no qualitativo. Essas mais de mil pessoas afetadas pelo Programa serão multiplicadores que levarão a um sem número de pessoas a importância de uma convivência mais ética e harmoniosa no trânsito.

Fonte:DECT
Programa Travessia Cidadã - Autarquia Municipal de Trânsito,Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.