sexta-feira, 2 de agosto de 2013

CONGESTIONAMENTO Volta às aulas é desafio para o ordenamento do trânsito 02.08.2013

CIDADE: Circulação de veículos cresce em torno de 30% no entorno das escolas. O tráfego é agravado por infrações de pais.

Reinício de período letivo significa, inevitavelmente, mais veículos circulando nas ruas e avenidas de Fortaleza. O trânsito, que durante as férias tende a se tornar um pouco mais tranquilo, volta a ficar conturbado quando estudantes precisam se deslocar mais uma vez em direção às instituições de ensino da Capital. Embora, após o primeiro dia de retorno às aulas, o fluxo de carros na Cidade aumente apenas 2%, o movimento no entorno de escolas e universidades, no entanto, chega a crescer por volta de 30%, conforme a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC).

Além de o tráfego se tornar ainda mais intenso, a fluidez do trânsito é agravada pelos maus hábitos dos pais de alunos, que insistem em ocupar a via de formas irregulares, atrapalhando o acesso de outros motoristas FOTO: JJ(BLOG)
"Os horários mais críticos são de 7h às 7h30, que é o momento de entrada dos alunos da manhã, e depois das 17h, quando os alunos do turno da tarde saem", afirma Leandro Rocha, gerente de planejamento do órgão. Segundo ele, além de o tráfego se tornar ainda mais intenso por natureza, a fluidez do trânsito é agravada pelos maus hábitos dos pais, que insistem em ocupar a via de formas irregulares, atrapalhando o acesso de outros motoristas.

Na manhã de ontem, a reportagem do Diário do Nordeste foi a alguns colégios particulares da Cidade e flagrou diversas infrações cometidas por quem deixa e apanha os filhos na escola. A transgressão mais comum é o estacionamento em plena rua ou avenida, em frente ao portão de entrada da instituição, para aguardar o estudante sair da aula, o que pode demorar vários minutos. Com isso, os congestionamentos começam a se formar, prejudicando o trânsito.

Rocha ressalta que a formação de filas duplas também já se tornou corriqueira. Para tentar coibir essas e outras práticas indevidas, o órgão inicia, na próxima semana, uma série de ações educativas e de fiscalizações nos arredores de alguns colégios de Fortaleza. O projeto, intitulado "Volta às Aulas", deve seguir até o fim do ano.

Autuações

No primeiro momento, serão repassadas orientações a pais de alunos sobre a ocupação adequada da via, mas caso as infrações continuem a ocorrer, os motoristas poderão ser autuados e multados. "Vamos enviar equipes do setor de educação para distribuir material de conscientização e aconselhar os pais a não desrespeitarem o Código de Trânsito, mas o agente tem o dever de fazer a fiscalização se flagrar alguma falha. Queremos tentar coibir os excessos, mas os que já forem cometidos serão penalizados", explica o gerente de planejamento.

A multa para estacionamento proibido em esquinas, passeios e faixas de pedestres, considerado infração média, custa cerca de R$ 85,00. Já a formação de fila dupla se encaixa como infração grave, cuja pena pode chegar a R$ 127,00.

Orientações

Airton Oliveira, presidente do Sindicato de Estabelecimentos de Ensino Particulares do Ceará (Sinepe-CE), afirma que os pais são constantemente avisados sobre o que fazer para não atrapalhar o fluxo no entorno das escolas, mas evitar as práticas ainda é um desafio. "O grande desordenamento sempre é o portão, porque todos querem convergir para a entrada principal e pegar o filho lá, mas sempre orientamos que procurem o setor de embarque e desembarque da escola", destaca o presidente.

Entretanto, segundo Oliveira, nos últimos anos os pais têm mostrado mais conscientização a respeito da importância do uso comum das vias. Um exemplo é a veterinária Aida Carneiro, mãe de um estudante da rede particular de Fortaleza. Quando precisa apanhar o filho no colégio, ela procura sair mais cedo de casa e parar em ruas secundárias ou estacionamentos privados. Mas a veterinária reconhece que é minoria. "Alguns pais atrapalham muito. Ficam parados na frente da escola por 10, 15 minutos. É difícil e acaba congestionando toda a área", diz.VANESSA MADEIRA
REPÓRTER 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.