sábado, 31 de agosto de 2013

Nosso dever é sempre proteger as crianças no trânsito.





nosso dever é sempre proteger as crianças no trânsito.


Os números são alarmantes. Todos os dias, crianças morrem e são hospitalizadas vítimas de acidentes. Poucos minutos de descuido podem ser suficientes para resultar em afogamentos, sufocações, queimaduras, quedas e, principalmente, acidentes de trânsito.
Muitos acidentes graves com crianças podem ser evitados com cuidados simples. Para ajudar os pais nessa tarefa, preparamos uma série especial de dicas da ONG Criança Segura  para que seus filhos possam aproveitar a infância se divertindo com segurança.
1. Como proteger a criança no trânsito
A maneira como seu filho é transportado no carro pode ser tão importante quanto fatores como velocidade do veículo e condições da estrada. Acidentes de trânsito (pedestres, passageiros e ciclistas) são a causa líder de mortes por acidentes entre crianças de 0 a14 anos. Para ficar livre desse risco, preste atenção nas nossas dicas:
- Crianças menores de 10 anos não devem andar sozinhas. Até essa idade elas têm dificuldade de julgar a que velocidade os carros estão se movendo, a qual distância eles estão e de que direção os sons do trânsito estão vindo.
- Ensine a criança a nunca correr para a rua sem antes parar e olhar – seja para pegar uma bola, o cachorro ou por qualquer outra razão. Correr precipitadamente para a rua é a causa da maioria dos atropelamentos fatais com crianças.
- Prefira vestir as crianças com roupas claras. Isso facilita que ela seja vista pelos motoristas.
- Não deixe que as crianças brinquem em locais movimentados ou de grande risco, como entradas de garagens, quintais sem cerca, ruas e estacionamentos.
- Para transportar a criança no carro, só na cadeirinha ou assento de segurança. O cinto de segurança é projetado para adulto com no mínimo 1,45m de altura e por isso não protege as crianças dos traumas de um acidente.
- Use a cadeirinha mesmo em pequenas distâncias. Grande parte das colisões acontece perto de casa e em ruas com baixos limites de velocidade. É quando o motorista acaba relaxando porque conhece bem o trajeto ou porque está dirigindo mais devagar.
- E importante respeitar o tipo de cadeira de segurança mais adequado ao peso e à idade da criança. Confira aqui o Guia da Cadeirinha.
- Crianças com menos de 10 anos devem sentar no banco de trás. Nos casos em que isso for absolutamente impossível, como em uma caminhonete, é muito importante desativar o airbag.  Ele foi projetado para proteger adultos, não crianças, por isso pode causar ferimentos graves ou até fatais.
- Crianças nunca devem ir na caçamba de camionetes ou outros veículos.
- Na hora de contratar um transporte escolar, dedique um pouco mais de tempo para escolher bem o prestador de serviço, e para garantir a segurança e o bem estar dos seus filhos nunca contrate pessoas que indevidamente e ilegalmente exercem essa profissão sem nenhum preparo e transportando em veículos de passeio (conhecemos como particular).Conheça e curta nossa página no Facebook/escolartiaandrea.




Na Foto abaixo: Nossa aluna Karen koziuc e sua Mamãe Patricia Noara; Karen é aluna nota 10 do colégio Topo Gigio na Parquelândia     
                                                                     



 Celebre este dia, porque, hoje, talvez você não seja mais criança, mas um dia você foi, e ser criança é bom demais!


“É bom ser criança, ter amigos de montão.
Fazer cross saltando, tirando as rodas do chão.
Soltar pipas lá no céu, deslizar sobre patins.
Bem que isso podia nunca mais ter fim.”
 
Trecho da canção "É bom ser criança", do músico Toquinho.
A celebração tem como objetivo potencializar as reflexões acerca das condições sociais, econômicas e educacionais em que as crianças de todo o mundo vivem.Todas as crianças têm direitos básicos, constituídos em lei, como, por exemplo, alimentação, educação, saúde, lazer, liberdade, habitação e cuidado familiar. Entre as principais leis que regulam tais cuidados, temos: a Declaração Universal dos Direitos da Criança, instituída em 20 de novembro de 1959, aConstituição Federal, de 5 de outubro de 1988,  e o ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, de 13 de julho de 1990.Para as crianças, “mais importante do que preparar o futuro é viver o presente. Elas precisam viver agora e na forma mais justa, plena e feliz”. Na fotinha ao lado as lindas Ana Cláudia e Gabriela alunas do nosso transporte que montamos uma homenagem ao criança segura em nosso blog com os rostinhos delas.são fãs do site criança segura e do blog do escolar.beijos da tia Andréa e tio júnior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.