quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Foi lançada a campanha para um trânsito humanizado: Fortaleza rima com Gentileza.

O Sistema Verdes Mares, com o apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza, lança a campanha Trânsito Gentil - Fortaleza Rima com Gentileza. 

   
 Atitudes gentis e simples talvez reduzissem pela metade os 4.198 acidentes de trânsito ocorridos no Estado nos dois primeiros meses do ano. Segundo informações do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), boa parte desses acidentes acontece por imprudências, intolerância, álcool, entre outros motivos que fazem do trânsito um dos principais problemas da vida moderna.

Com o objetivo de aliviar a tensão existente no tráfego no dia a dia, gentileza na condução dos veículos é o direcionamento que a campanha procura transmitir ao público.

Para o vice-presidente da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC), Arcelino Lima, a iniciativa vem em um bom momento, tendo em vista que, de acordo com ele, na Capital, ocorre uma média de 20 acidentes diários.

"Estes são só os que a AMC atendeu, e a grande maioria tem como precedente uma infração de trânsito, ou seja, se houvesse gentileza, educação, muitos, mas muitos mesmo não teriam ocorrido", afirma Lima.

Para a analista de marketing Juliana Lima, 27, a gentileza de ceder é uma ótima alternativa para uma vida mais saudável nas vias de Fortaleza, que segundo ela, não estão nada bem.

"Tento me policiar, mas têm horas que você esquece. Mas não custa nada abrir o vidro e pedir por favor para entrar na via, não custa ceder a vez, não custa esperar um pedestre passar na faixa e estar em segurança na calçada para você, então, seguir. Assim como não custa também para o pedestre aguardar na calçada até o sinal fechar", analisa Juliana Lima.

A auxiliar administrativa Talyta Monteiro, 29, acredita que também falta às pessoas educação no trânsito. "Ontem, no meu percurso de casa para o trabalho, observei dois veículos que vinham na contramão, e alguns motoqueiros avançando a preferencial. Observo que, se cada motorista respeitasse as leis de trânsito, já seria uma atitude para diminuir o caos que está a cidade", destaca.



A maior parte dos acidentes acontece devido à imprudência dos motoristas, como intolerância e álcool. Conforme a AMC, muitas ocorrências poderiam ser evitadas se houvesse mais solidariedade e gentileza no trânsito Foto: 







OPINIÃO DO ESPECIALISTAUma generosa transgressão do tempo
A palavra "gentil" vem do latim "gentile", que deriva de "gens", indica linhagem e, em termos mais abrangentes, gente, pessoas. Portanto, algo que nos torna parte do próximo tanto quanto somos parte dele. Por sermos, então, compreendidos como interligados uns aos outros, nada mais ético em nossas relações do que o cuidado e a delicadeza que temos com o próximo tanto quanto conosco.

E isso independe dos laços de sangue e/ou familiares. O outro é parte do meu elo com o mundo justamente porque estabelecemos acordos mútuos de convívio (e tensões) que nos assentam nos lugares onde vivemos ou por onde passamos. Ser gentil é colocar-se ética e humanamente nas relações que estabelecemos entre conhecidos e desconhecidos, o que torna nossa vida em comum um ato constante carinho. Em nossos deslocamentos diários, onde cruzamos com tantos outros, me indago quanto dos fatores tempo, velocidade, espaço e movimento me aproximam ou me afastam de mim mesma e do próximo.

Se gentileza é um gesto de cuidado além de nós mesmos e se isso de alguma maneira é ausência, talvez nem conosco sejamos gentis. Cuidar de si é também cuidar do outro, dos lugares por onde passamos e sentimos verdadeiramente como extensão da vida que me possui (e não eu a ela). Gentileza rima com Fortaleza.

Delicadeza e força, pares nos nossos passos pela ruas, pelo trânsito, num tempo mais lento e diverso, transgressor necessário que subverte distâncias e nos leva para mais perto, mais próximo, mais junto da gente.

Gislene M. de MacêdoProfa. Dra. UFC/Sobral e pesquisadora em Mobilidade Humana 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.